Se a insônia é um desafio, confira orientações valiosas para a terceira idade relaxar e desfrutar de noites mais repousantes
A aposentadoria é uma fase da vida repleta de descobertas e mudanças, mas também pode trazer desafios, como as noites insones. Se você já se deparou com a angustiante situação de deitar e não conseguir dormir, saiba que não está sozinho.
Uma pesquisa dos Centros de Controle de Doenças dos EUA apontou que um a cada três adultos americanos não dormia o suficiente com regularidade, usando o parâmetro de ao menos 7 horas por noite.
Confira algumas dicas essenciais para os aposentados que desejam superar a dificuldade em adormecer.
Cama é para dormir
Condicionamento é a chave para uma boa noite de sono. Evitar atividades não relacionadas ao sono na cama, como rolar usar o celular, pode ajudar o cérebro a entender que é hora de descansar. Separar o momento do lazer do momento de dormir é fundamental.
Relaxe a cabeça:
O silêncio da noite muitas vezes traz consigo pensamentos negativos e preocupações. Esvaziar a mente pode ser desafiador, mas práticas como a meditação podem ser aliadas nesse processo. Se isso não funcionar, substituir pensamentos intensos por algo mais neutro, como repassar o enredo de um filme, pode ser eficaz. Escrever em um diário também é uma maneira eficiente de liberar preocupações.
Ansiedade do sono:
A preocupação excessiva com o sono, conhecida como “comportamento de monitoramento de tempo”, pode piorar a insônia. Não se preocupe com a quantidade de horas dormidas ou com a perfeição da noite de sono. Deixe a pressão de lado e aceite que o sono não precisa ser “perfeito”.
Não lute contra o sono:
A luta contra o sono muitas vezes torna o processo mais difícil. A dica intuitiva de ir para a cama apenas quando estiver com sono pode ser a chave para dormir mais rápido. Se estiver na cama há algum tempo sem sucesso, levante-se e realize atividades relaxantes, como ler um livro ou ouvir música. Evite estimulantes e trabalhos antes de dormir.
Embora cada pessoa seja única e as soluções variem, experimentar diferentes abordagens pode ser a chave para uma noite de sono mais tranquila. Se as dificuldades persistirem, é sempre aconselhável procurar a orientação de um médico ou psicólogo especializado. Aproveite a aposentadoria com noites revigorantes e um sono de qualidade.