Os afetados pela enchente no Rio Grande do Sul poderão sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) através do Saque Calamidade. Este benefício está disponível para os moradores de municípios que tiveram decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo governo federal.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Me Atualizei clicando aqui. Siga o Me Atualizei no Instagram e Facebook
Para solicitar o Saque Calamidade, a prefeitura de cada município afetado precisa enviar à Caixa a declaração das áreas atingidas pelo evento climático extremo. A Caixa também enviará técnicos às regiões atingidas para auxiliar as prefeituras a tomarem as medidas necessárias para ajudar a população.
Assim que o dinheiro for liberado, o trabalhador poderá fazer o saque por meio do aplicativo FGTS, uma forma rápida e prática de ter acesso aos recursos. Vale ressaltar que o Saque Calamidade é uma modalidade excepcional, regulamentada pelo Decreto 5.113/2004, e só pode ser acionada em casos extraordinários como este.
Além do Saque Calamidade, a Caixa também anunciou a possibilidade de suspensão do pagamento de contratos de financiamento habitacional nas regiões afetadas por três meses. Os clientes que desejarem esse benefício devem fazer a solicitação junto ao banco. Também é possível incorporar prestações no saldo devedor para clientes inadimplentes.
Até o momento, os temporais no Rio Grande do Sul causaram grandes estragos, deixando pelo menos 37 mortos e 74 desaparecidos. As chuvas afetaram cerca de um a cada três municípios gaúchos, deixando centenas de ilhados e milhares de desabrigados e desalojados.
Você sabia que a isenção do imposto de renda é um direito de todo aposentado e pensionista com doença grave, previsto na Lei 7713/88? Saiba mais aqui!